segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Competitividade e equilíbrio


Um típica loja de vizinhança. Mas o Lewiatan, localizado em um bairro periférico de Varsóvia, é mais do que isso. A loja é uma das 2 mil unidades da rede de franquias existentes na Polônia e que combate as grandes redes varejistas oferecendo sortimento, bom atendimento, variedade e comodidade aos moradores da comunidade no entorno do estabelecimento. “Em 1994 sabíamos que teríamos de integrar as lojas existentes no mercado polonês, pois seria uma questão de tempo para as grandes redes varejistas invadirem a Polônia. Deveríamos estar preparados para isso”, diz o presidente da Câmara do Comércio da Polônia e fundador da rede de lojas, Waldemar Novakowski.

Os 250 metros quadrados da loja, que faz parte da maior cadeia do País, tem espaço para diversos tipos de produtos e serviços que podem facilitar a vida dos consumidores que entram nela diariamente. Para que todas as unidades estejam em sintonia com as melhores práticas, o escritório central constrói as metas de gestão e transfere a tecnologia de compra e de vendas para as regionais. “A divisão do mercado entre grandes e pequenos nos permite manter a competitividade. O monopólio deve ser combatido e deve-se criar leis que permitam manter o equilíbrio entre os grandes e os pequenos”, afirma Novakowski.


0 comentários:

Postar um comentário - Clique aqui e saiba como Comentar