quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Melhoria da competitividade

Ontem, quarta-feira (14/10), fomos visitar uma loja da Eurocash , atacado de autosserviço da cidade de Lowicz, distante 80 quilometros de Varsóvia. Atuando desde 2003 na Polônia, a rede está com 113 lojas no país e oferece de 4 a 5 mil itens em seu mix de produtos. A loja atende somente a pessoas jurídicas, não vendendo para o consumidor final.

Pertencente a um grupo português, a Eurocash criou um sistema para facilitar a vida dos pequenos varejistas e aumentar a competitividade deles frente à concorrência das grandes redes. O sistema funciona através do franchising das lojas ABC, com 1.300 unidades espalhadas na Polônia. “Oferecendo merchandising, layoutização de loja, tabloide e diversas promoções conseguimos manter a fidelização e ajudar a aumentar a venda desses clientes”, disse o gerente operacional da empresa, Tomazs Gorycki (foto à esquerda).

Os 70 produtos contidos no tabloide, que sai a cada duas semanas, são vendidos para os clientes das lojas ABC por um desconto de 10% em relação aos clientes não franqueados. O preço sugerido para a venda ao cliente final é o impresso no tabloide. “São produtos de alto giro e que o ajudam a manter o tráfego na loja”, afirmou o chefe da loja da Eurocash, Peter Kawik (foto abaixo).

Cada loja da Eurocash abastece os clientes da ABC em um raio de até 30 quilômetros. A unidade que visitamos tem 23 lojas ABC sob a sua guarda. Este tipo de negócio é responsável por 10% dos clientes da Eurocash e por 45% da receita da empresa, que faturou 2 bilhões de slotys em 2008, com um crescimento de 12%. “Os não franqueados da ABC podem comprar as ofertas, mas não tem o desconto”, informou Gorycki.

0 comentários:

Postar um comentário - Clique aqui e saiba como Comentar