Um país com um comércio dinâmico, um consumidor ávido por coisas novas e uma economia, que se não é pulsante, se encaminha para tal. Os números confirmam. Este ano, o Produto Interno Bruto da Polônia deve apresentar crescimento de 1%, enquanto a média da União Europeia apresentará retração: - 4%.
O comércio, de acordo com dados fornecidos pela Câmara de Comércio da Polônia, indica que o varejo encerrará 2009 com um incremento de 3,5%. Nas ruas, as projeções se confirmam. Em visitas técnicas ou informais às lojas da cidade é possível perceber que o consumidor polonês está fazendo girar a roda da economia do país.
Os shoppings como o Arkadia, maior centro comercial de Varsóvia e outros que visitei apresentam os corredores lotados em dias e horários que, tradicionalmente, no Brasil estariam com seus corredores vazios e vendedores de braços cruzados.
Certamente, a explosão de consumo tem muito a ver com o fim da "Cortina de Ferro", que dividia os blocos comunista e capitalista na Europa. Que Cuba siga o exemplo, preservando (e melhorando ainda mais), o que lá tem de melhor: o sistema nacional de saúde voltado à população cubana.
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