sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Rumo a um novo patamar I


Um país com um comércio dinâmico, um consumidor ávido por coisas novas e uma economia, que se não é pulsante, se encaminha para tal. Os números confirmam. Este ano, o Produto Interno Bruto da Polônia deve apresentar crescimento de 1%, enquanto a média da União Europeia apresentará retração: - 4%.

O comércio, de acordo com dados fornecidos pela Câmara de Comércio da Polônia, indica que o varejo encerrará 2009 com um incremento de 3,5%. Nas ruas, as projeções se confirmam. Em visitas técnicas ou informais às lojas da cidade é possível perceber que o consumidor polonês está fazendo girar a roda da economia do país.

Os shoppings como o Arkadia, maior centro comercial de Varsóvia e outros que visitei apresentam os corredores lotados em dias e horários que, tradicionalmente, no Brasil estariam com seus corredores vazios e vendedores de braços cruzados.

Um comentário:

  1. Carlos Enrique, imprensa - ASPA17 de outubro de 2009 05:15

    Certamente, a explosão de consumo tem muito a ver com o fim da "Cortina de Ferro", que dividia os blocos comunista e capitalista na Europa. Que Cuba siga o exemplo, preservando (e melhorando ainda mais), o que lá tem de melhor: o sistema nacional de saúde voltado à população cubana.

    ResponderExcluir